sexta-feira, 16 de março de 2012

1. Qual é o ser vivo com maior número de cromossomas?

     A resposta é: Ophioglossum reticulatum. Esta espécie de feto apresenta 1260 cromossomas em cada célula (630 pares de cromossomas). O ser humano só apresenta 46 cromossomas (23 pares) em cada célula.
    O seu nome tem pode aparecer como Ophioglossum reticulatum L. (pois Carl Linnaeus foi o criador do nome da planta). Não apresenta um nome português geral comummente conhecido, mas muitas das espécies da família a que pertence (Ophioglossum) são chamadas de língua-de-cobra, devido ao aspeto semelhante que esta apresenta a uma língua de cobra.
     É considerada pouco preocupante, relativamente ao seu estado de conservação, pela IUCN. É nativa da Índia e caracteriza-se por habitar regiões tropicais. Cresce habitualmente em solo arenoso totalmente exposto ao longo de rios e em zonas de laterite durante a estação húmida.
     No entanto esta espécie não é um caso à parte, pois muitas das outras espécies da sua família também apresentam um número elevado de cromossomas nas células.
     Relativamente ao animal com maior número de cromossomas, aparentemente este é uma espécie de borboleta, com 380 cromossomas (140 pares). Uma família de espécies de caranguejo, bernardo-eremita, apresenta espécies com 254 cromossomas. Dois terços das aves têm entre 74 e 82 cromossomas, sendo que uma espécie tem 138. O mamífero com maior número de cromossomas é uma espécie de roedor, Tympanoctomys barrerae apresenta 102 cromossomas.
     Se tiver alguma dúvida ou questão, basta comentar.